pg_query() retorna um recurso de resultado do pedido se o pedido puder ser executado. Ela retorna FALSE em caso de falha ou se a conexão não é uma conexão válida. detalhes sobre o erro podem ser recuperados usando a função pg_last_error() se a conexão é válida. pg_last_error() envia uma declaração SQL para o banco de dados PostgreSQL especificado pelo recurso de conexão. A conexão deve ser uma conexão válida que foi retornada por pg_connect(). O valor de retorno dessa função é um recurso de resultado do pedido para ser usado para acessar os resultados de outras funções PostgreSQL como pg_fetch_array().
Nota: conexão é um parâmetro opcional para pg_query(). Se a conexão não for definida, a conexão padrão será usada. A conexão padrão é a última conexão feita por pg_connect() ou pg_pconnect().
Apesar de conexão poder ser omitida, isso não é recomendado já que pode ser uma causa de um erro difícil de encontrar no seu script.
Nota: Esta função era chamada pg_exec(). pg_exec() ainda está disponível por razões de compatibilidade mas os usuários são encorajados a usar o novo nome.
Veja também pg_connect(), pg_pconnect(), pg_fetch_array(), pg_fetch_object(), pg_num_rows(), e pg_affected_rows().